Sobre

Somos um grupo de estudantes do Técnico que nasceu em 2017 e trabalhamos, em equipa, para promover a aceitação e uma comunidade mais inclusiva. Junta-te!

Capa da página Sobre

O QueerIST é um núcleo queer (LGBTI+) de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) que visa incluir, informar e dialogar. Não temos fins lucrativos. O que fazemos parte de um pequeno conjunto de pessoas, mas destina-se a todas.


Nascemos como forma de eliminar a invisibilidade e isolamento dos membros da comunidade queer do IST, principalmente face à sua presença significativa dentro do corpo estudantil.


Constatámos a necessidade da existência de um grupo que sensibilize e promova a integração de todos os membros da comunidade por via da aceitação e nunca por omissão.


O QueerIST foi formalizado como Secção Autónoma (SA) da Associação dos Estudantes do IST (AEIST) a 6 de dezembro de 2017, marcando assim o nosso nascimento, e tem desde então criado uma comunidade unida, que acolhe qualquer pessoa que queira juntar-se e criar um ambiente mais inclusivo, informado e disposto a dialogar, no IST e em Lisboa.


Realizamos várias atividades, abertas a toda a gente, desde as mais educativas (como tertúlias e conversas) até às mais recreativas (como churrascos e piqueniques), passando por sessões de cinema, tardes de convívio e mais; podes ver tudo na secção Eventos do nosso site. Mantemos ainda uma biblioteca com obras queer e relacionadas de forma a facilitar o acesso a uma cultura mais inclusiva; além de ainda atuarmos em outras iniciativas fora da faculdade, como por exemplo participando na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, todas as quais podes descobrir na secção Projetos daqui.


Os membros do QueerIST são voluntários e dividem-se em diferentes equipas, cada uma responsável por um conjunto de atividades.


Não temos sala física no IST, mas podes contactar-nos através das nossas redes sociais ou e-mail, abaixo!

a nossa missão

É nossa missão estimular a discussão e divulgar informações sobre a temática queer, servindo isto mesmo como ponto de partida para o diálogo, para a troca de ideias e para a exposição construtiva de opiniões, assim como promover a inclusão de membros desta comunidade, contribuindo para a diminuição da discriminação em função da orientação sexual ou identidade de género. Deste modo, esta SA destina-se não só a pessoas pertencentes a uma minoria sexual ou de género, mas a todo o IST, promovendo um corpo estudantil mais culto, unido e inclusivo.


Acreditamos que podemos contribuir para o enriquecimento de toda a comunidade académica do IST, acrescentando conhecimento e informação, dando visibilidade a questões que consideramos descuradas.

Conhece as nossas equipas!