You can switch to an English version of this recommendation by clicking the ‘English’ button in the top right corner of the website menu.
Anohni (1971) é uma artista, cantora e compositora britânica. Conhecida pela sua antiga banda “Antony and the Johnsons” (1998) cujo nome foi inspirado pela ativista Marsha P. Johnson, a cantora atua agora em nome próprio desde 2015.
Com letras inicialmente muito pessoais, tristes e profundamente emotivas, a evolução da sua música chamber/art pop foi-lhe conferindo um teor mais intervencionista, político e reivindicativo. Eco-feminista, Anohni oferece uma perspetiva muito crítica sobre a atuação da nossa espécie, focando-se ainda em temas como a guerra, a desigualdade social e a violência governamental. Em 2016 tornou-se na segunda mulher trans a ser nomeada para um óscar com o tema “Manta Ray”, mas acabou por boicotar a cerimónia pela forma como foi tratada pela organização, elaborando uma carta sobre a displicência por parte da indústria a pessoas trans e não-normativas.
Para além de música, Anohni é também uma profícua artista plástica com colaborações e intervenções artísticas igualmente envolvidas e incisivas politicamente.